Envelhecer sim, mas com muito estilo

Ronaldo Fraga é meu ídolo desde o lançamento da sua coleção outono/inverno 2009. Em vez de modelos normais, adultos, magros e jovens, quem desfilou as roupas foram crianças e idosos.

Foto Flavio Moraes/G1

Inspirado no espetáculo Giz, criado por Álvaro Apocalypse para o teatro de bonecos Giramundo, Ronaldo surpreendeu com a escolha dos modelos e o contraste das idades. Rendeu até ensaio fotográfico na Revista Trip (foto em destaque).

Chamou a atenção para o lado efêmero da vida.

Imagens Agência Fotosite

Depois foi a vez de causar mostrando mulheres de todas as idades com os seios à mostra e caracterizadas como sereias de um mar invadido pela poluição. Era o lançamento da coleção do verão de 2016.

foto: Gabriel Cappelletti/ Agência Fotosite

Novo tapa de luvas na superficialidade e na inconsequência da moda. Mais um toque de desconstrução sobre a ditadura dos padrões de beleza.

Palavras de Ronaldo Fraga sobre esse desfile: “Quando eu falo de sereia, estou falando da força feminina, da força da transformação, do poder da sedução, e isso não envelhece. Queria falar de uma história como essa mesmo num país onde é pecado envelhecer, é pecado ser negro, é pecado ser gordo, e dizer: ‘não, as sereias são lindas, elas não envelhecem e podem ter o corpo que quiserem”.

Em seu texto “A moda e o novo velho”, na Revista Trip  e também no documentário Novos Velhos, da GloboNews, Ronaldo Fraga conta o caso de Magnólia, uma senhora que viria a ser sua cliente fiel. Mas que na primeira vez que entrou em sua loja mentiu que estava procurando roupa para a neta. Tudo menos ouvir a dolorosa sentença à qual já estava acostumada: “Não temos roupa para a sua idade”.

Ronaldo Fraga no documentário “Novos Velhos”

No episódio “Novos Velhos” do Globo News Documento, Ronaldo Fraga comenta sobre o “manto da invisibilidade” que é imposto às pessoas que passam dos 60 anos no Brasil. Veja o trailer no link, mas procure assistir na íntegra. Tem no Globo News Play , no Net Now e de repente surge uma reprise na programação da GloboNews. Se você ainda não viu, fique de olho porque vale a pena.

Difícil não se emocionar com os depoimentos de idosos como a bailarina Marilena Ansaldi e seu talento que resiste a tudo. Ou com a história de Judith e seus 85 anos de alegria à flor da pele, em dezenas de tatuagens. E de tantos outros idosos que estão reinventando a cara e o jeito da velhice no Brasil.

E em meio a tudo isso, o pré-envelhecente Ronaldo Fraga mostrando que com ele não tem essa de negar a realidade. Aos 50, sua preocupação é descobrir como se faz para a chama não se apagar.

Jaeger no Novos Velhos

E nisso de observar a vida e as pessoas sem preconceitos, o estilista cria uma moda que é muito mais que moda. É arte, inclusão e revolução.

Nos anos 60/70 a geração dos Babyboomers mudou o jeito como o mundo via os jovens e a moda teve tudo a ver com isso.

_____________________

Agora os babyboomers têm um novo desafio pela frente: inventar um novo tipo de envelhecimento. Quem sabe a moda não ajuda de novo?

1 thought on “Envelhecer sim, mas com muito estilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *