Velha pra que mesmo?

A Natura acertou muito em cheio com o comercial do Chronos 60+.  Acendeu uma luz sobre um assunto que é bem polêmico no Brasil. E não só entre o púbico 60+.

Sendo mulher e brasileira, é praticamente impossível não ter ouvido essa pergunta pelo menos uma vez: você já não está muito velha pra isso?

E o pior: a pergunta geralmente aparece em momentos de alegria ou leveza em relação a algum fato associado a pessoas de menos idade.

Talvez a menina de 11 anos tenha brincado de boneca de menos quando era menor. Isso aconteceu comigo. Lembro que passei um tempão preferindo carrinhos e brincadeiras de policia e ladrão.

Em algum momento esqueci de brincar de bonecas.

Mas depois lembrei. E então foi como um intensivo de férias. Eu e minha amiga Madeleine no quintal da casa dela fingindo estar sempre atarefadas com crianças por levar no colégio ou por alimentar, dar banho, colocar para dormir.

Exercitando nosso dom de cuidar.

Eu entendia que as outras meninas da nossa idade não tinham mais interesse nenhum em bonecas, mas para nós não fazia diferença.

Por sorte não apareceu ninguém dizendo que estávamos velhas para brincar com bonecas. Ninguém nos censurou.

Idades limites para fazer coisas são padrões. Mas quem é capaz de determinar esse tipo de coisa a não ser a gente mesmo?

O comercial da Natura nos lembra disso. E de como esses padrões por vezes são desnecessários.

E teve polêmica rolando no Instagram. Algumas mulheres se queixaram quanto ao uso da palavra “velha”.

Francamente.

Ando muito sem paciência com pessoas preocupadas demais com as palavras que os outros falam. Uma disse que velha era uma palavra ofensiva e sugeriu usar “madura”.

Francamente!

Alguém tem que dizer para essas pessoas que o problema não está em usar a palavra “velha”. O problema é o preconceito contra as pessoas velhas. O problema é considerar a palavra “velha” uma ofensa.

O problema está no fazer e no sentir. As palavras só sinalizam. 

(E muitas vezes na direção de quem se sente mal ao ouvir certas palavra e não de quem as diz.)

Já imaginaram como essas pessoas vão se sentir quando envelhecerem? Ou será que quando envelhecerem vão colocar o pijama e se esconder?

Natura, comercial aprovadíssimo pelo SessenTeen!

Veja também esse comercial mais antigo da Natura, com o mesmo tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *