Sobre

 

Que raio de palavra é essa, SessenTeen?

Ela é a junção do início da palavra Sessenta, com a palavra Teen. Até aí pode estar claro. Mas porque juntar as duas já merece uma elaboração maior, afinal, é aí que mora a razão de ser deste site e o que você vai encontrar nele.

Começar com “Sessen”, acho que já deixa meio evidente que tem a ver com Sessenta. Mas sobre o final “Teen”,  ele ó entrou no nome do site por fazer parte da palavra “teenager”.

Talvez você não saiba, mas essa palavra  já foi um neologismo nos países de língua inglesa (Brasil, por exemplo? Tá, brincadeirinha, pronto, passou). Eles uniram Teen + Age + r (este último para dar o sentido de categorização) e pronto. Estavam reunidos em uma só categoria todos os seres humanos com idade entre thirTEEN e nineTEEN.  Faz todo o sentido, né?

Mas e Sessen + Teen, faz sentido pra você? Pra mim, faz todo.

Em alguns pontos, a terceira idade tem a ver com a adolescência. Talvez porque a pessoa esteja se preparando para entrar em uma nova fase, que não sabe direito como é.

Talvez por acontecerem mudanças físicas e hormonais, embora não tão abruptas, bem mais lentas e graduais, mas que não deixam de estar ali.

Talvez pelas dúvidas, pelos questionamentos.

E tem um outro tipo de comparação que se pode fazer entre essas duas fases. Por exemplo, você sabe exatamente com que idade a gente deixa de ser criança? Dez?  Doze? Nunca? Cinco, sendo um tremendo de um precoce?

Por outro lado, dá pra afirmar com que idade a gente passa a ser adulto? 24? 28? 32? Jamais, como no caso do eterno crianção? Varia muito.

Agora, quem tem twelve ou twenty pode até espernear, mas nunca será considerado um teenager. A fase teenager é uma das poucas que têm data certa pra começar e pra terminar. E ainda assim, só em inglês.

Da mesma forma, exatamente no dia em que a pessoa completa 60 anos ela passa a ser considerada idosa.

Imagine só. Você está ali bem belo, achando que a vida é festa, mas se for a festa dos sessenta anos, o rótulo de “idoso” vai entrar de penetra. E grudar na sua testa.

____________________________________

Tá a fim de descobrir o que significa ter mais de 60 anos hoje, no Brasil? Eu também. E foi pra gente pensar nisso juntos, e do jeito mais leve possível,  que nasceu o SessenTeen.